Postado Por : TramaFC 10.1.13

O que o Bradford City Association Football Club e o Swansea City Association Football Club têm em comum além das nomenclaturas? Simples! Ambos estão bem próximos de uma classificação para disputar a final da Capital One Cup, antiga Carling Cup, em Wembley. Outra coincidência relevante com relação as duas equipes é o fato de nenhuma delas ter sido apontada como candidata à taça de campeão, especialmente o modesto Bradford.
Considerado um time novo para os padrões ingleses, o Bradford City foi fundado em 1903, na cidade que leva o nome do clube. Comumente chamado de The Bantams, quem em português seria "Os Brigões", é uma homenagem ao mascote do clube, o galo. Fazendo a analogia, o Bradford é um "Galo de Briga" das famosas rinhas de galo, um costume inglês bastante presente nos séculos XIX e XX. Os Bantams tem como rivais o local Bradford Park Avenue A.F.C (atualmente na sexta divisão), e os da região de Yorkshire que são o Huddersfield Town e o Leeds United, ambos da segunda divisão. Os dois últimos formam junto com o Bradford o tradicional West Yorkshire Derby.
Atualmente, o Bradford City encontra-se na sétima colocação da League Two, equivalente a quarta divisão inglesa, com 11 pontos atrás do líder Gillingham. A colocação do Bradford na League Two lhe dá a oportunidade de disputar com outros três clubes (Cheltenham, 4º; Exeter City, 5º; Southend United,6º) os playoffs para última vaga de acesso à League One (terceira divisão).
Mesmo com esse cartel pra lá de modesto, os Bantams possuem quatro títulos oficiais em seus 109 anos de história: 1 FA Cup (1910/1911), 1 Championship (1907/1908) e 2 League One (1928/1929, 1984/1985).
No entanto, o que mais chama a atenção neste modesto, porém tradicional, clube é a campanha nesta edição da Capital One Cup, onde ele eliminou nada mais nada mesmo que o Arsenal, nas quartas-de-final, durante as cobranças de pênalti por 3x2 após empatar no tempo normal por 1x1. Antes de enfrentar os Gunners, os Bantams eliminaram o Notts County (clube mais antigo do mundo) por 1x0 na prorrogação pela 1ª fase. Na 2ª fase, eliminaram o Watford (clube para o qual Elton John torce) por 2x1 no tempo normal. Na 3ª fase, o Bradford eliminou o Burton Albion por 3x2, também no tempo normal. Já na 4ª fase, o clube eliminou o Wigan, da primeira divisão, por 4x2 nos pênaltis após empatar por 0x0 no tempo normal.
Agora, nas semi-finais, os Galos de Briga enfrentam o Aston Villa que está sendo ameaçado pelo rebaixamento na Premier League (16° lugar). No jogo de ida, em seu estádio, o Coral Windows Stadium, o Bradford venceu o Villa por 3x1 (McHugh, McArdle e Wells; Weimann), e pode perder por até 1x0 no jogo da volta, no Villa Park, em Birmingham.
A confiança na conquista da vaga para a final em Wembley é altíssima na pacata cidade de Bradford. Os herois da cidade mantém-se calados, porém, é evidente a ansiedade pelo momento, haja visto a atmosfera que foi no jogo contra o Aston Villa, no jogo de ida.
Já o Swansea, o clube galês da cidade que leva o nome, é um pouco mais famoso. Fundado em 1912 como Swansea Town, os Cisnes, como são chamados, disputa a Premier League desde a temporada passada. Eles tem 4 títulos oficiais, assim como o Bradford. Os galeses conquistaram 2 Jonhstone's Paint Trophy (1993/1994, 2005/2006), 1 League One (2007/2008) e 1 League Two (1999/2000).
Porém, o burburinho que o Swansea vem gralhando deve-se ao ótimo desempenho nas duas competições que vem disputando. O resultado dessas duas belas campanhas deve-se ao bom elenco montado pra esta temporada.
A força do elenco é fundamentada nos espanhóis, pouco conhecidos, mas extremamente eficientes. Para essa temporada foram contratados os defensores Chico e Angél Rangel, o meio-campo Pablo Hernández, ex-Valencia, e o atacante sensação, Michu, autor de 13 gols em 20 jogos na Premier League.
Michu nunca fora um destaque no futebol espanhol. No entanto, atuando pelo Rayo Vallecano na temporada passada, o atacante de 1,90m fez 15 gols em 37 partidas disputadas na La Liga. O sucesso do camisa 9 é tanto que o seu nome já está sendo especulado em grandes clubes europeus, tal como o Paris Saint-Germain. O seu nome já foi especulado também no Zenit, que teria oferecido £$55 milhões ao Swansea.
Entretanto, não é apenas o sotaque espanhol que faz valer o Swansea. Jogadores que eram desconhecidos, até então, vêm fazendo a diferença. Esses são os casos de Nathan Dyer e Danny Graham, o segundo é o vice-artilheiro da copa com 3 gols anotados.
Na Premier League, os galeses ocupam a 9ª colocação, afrente de clubes mais tradicionais como West Ham (11ª), Newcastle (15ª) e Aston Villa (16ª). Já pela Capital One Cup, por ser um clube da Premier League, os Cisnes estrearam na 2ª fase onde eliminaram o Barnsley por 3x1. Na 3ª fase, eles eliminaram o Crawley Town por 3x2. Pela 4ª fase, o Swansea protagonizou uma vitória incontestável diante do Liverpool, em Anfield Road, por 3x1. Já nas quartas-de-final, o clube venceu o Middlesbrough por 1x0, no Liberty Stadium.
Agora, pelas semi-finais, o Swansea venceu o endinheirado Chelsea por 2x0 em pleno Stamford Bridge, no jogo de ida. Podendo perder por até 1x0, os Cisnes tem no Liberty Stadium a sua fortaleza como o trunfo para assegurar a vaga.
Caso o Swansea consiga a sua vaga para a final, em Wembley, o clube galês poderá igualar o feito do seu maior rival, o Cardiff City. Na edição passada, o time da cidade de Cardiff enfrentou o Liverpool num jogo extremamente emocionante, onde o zagueiro Ben Turner empatou o jogo em 2x2 aos 118 minutos da prorrogação. Na disputa de pênaltis, o Liverpool levou a melhor e venceu por 3x2.
Devido a boa vantagem que Bradford City e Swansea City possuem não é nenhum delírio imaginar uma final composta por esses dois "azarões" em Wembley. Com dois belos uniformes, especialmente o do Bradford, a simpatia pelos clubes é muito grande.
Quem não deve estar gostando muito é o pessoal da Capital One, que pagou uma fortuna aos chefões da liga inglesa para patrocinar a competição visando a exposição com os gigantes ingleses numa final para o mundo inteiro ver. Após nove temporadas, a liga desvinculou da fábrica de cervejas britânica, a Carling, os naming rights na temporada passada.

Deixe um Comentario

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

About Me

- Copyright © Trama Futebol Clube -- Traduzido Por: Template Para Blogspot