Archive for janeiro 2015

Martin Odegaard, o mais novo hype do futebol

Qual o futuro melhor jogador do mundo, querido leitor? Você deve ter pensando no Neymar, no Bale, no Sterling, no Isco ou vários outros craques que estão jogando muita bola por seus grandes clubes europeus nessa temporada, eu imagino. Entretanto, se você refizer essa pergunta lá na Europa, muitos dos entrevistados vão te chocar com a resposta: Martin Odegaard, meia-atacante norueguês de 16 anos de idade, seria a resposta de alguns.

Nessa quarta-feira, 21 de janeiro, o Real Madrid anunciou a contratação de Martin Odegaard, após um processo de convencimento muito grande que envolveu visitas a outros clubes, convites, promessas e mimos para tentar fazer a cabeça do garoto. O clube merengue venceu, nada mais nada menos, que TRINTA clubes europeus interessados em contar com o futebol do menino prodígio da Noruega. Alguns desses clubes estiveram mais próximos de contar com a joia, como o Bayern de Munique, o Manchester United, o Manchester City, o Arsenal, o Borussia Dortmund, o Ajax e, por último, e talvez mais simbólico, o Liverpool. Por que simbólico? Segundo Odegaard, o clube inglês é a grande paixão de sua vida. Em várias entrevistas, o menino de 16 anos de idade declarou ser fã do Liverpool, que adora o Gerrard e que sempre escolhe os Reds para jogar no vídeo-game.


Odegaard, inclusive, treinou com o elenco principal do Liverpool durante uma semana, a fim de convencer o torcedor a assinar com a equipe. Durante a estadia de Odegaard em Melwood, Allen, meia dos Reds, tomou uma caneta absurda do jovem em um dos treinamentos. No entanto, ao que tudo indica, o dinheiro falou mais alto na escolha de Odegaard, que recebeu vários mimos do Real Madrid nesse processo todo também (treino com a equipe titular, concentrou com o Cristiano Ronaldo durante um jogo importante, assistiu alguns jogos do Real Madrid na tribuna de honra ao lado de Zidane e alguns outros "pernas-de-pau" e etc). A escolha de Odegaard foi motivo de especulação na Europa por muito tempo e, apesar de alguns torcedores do Barcelona fazerem desdém sobre a contratação do seu maior rival, o clube catalão também investiu fortemente nos bastidores para tentar convencer o norueguês a vestir as cores do clube. Houve também muito otimismo por parte do Manchester United, que usou o Ole Gunnar Solskjaer, maior ídolo do futebol norueguês e ex-jogador do clube, como trunfo para a contratação de Odegaard. O Arsenal também esteve muito perto, dizem que até mais do que os Red Devils, de contratá-lo, por causa do seu sucesso em produzir e revelar jogadores.

Proporcionalmente, a Noruega é um dos países mais fanáticos por futebol devido a igualdade social, que permite a toda população desfrutar e praticar o esporte com afinco. Apesar de não ter tanta tradição em revelar jogadores de grande renome, existem exemplos de noruegueses que ficaram famosos com o futebol, como o próprio Solskjaer (ex-Manchester United), mas também o John Arne Riise (ex-Liverpool, Roma e Fulham), o John Carew (ex-Valencia, Roma e Lyon), o Tore André Flo (ex-Chelsea e Rangers) e o Morten Pedersen (ex-Blackburn). No entanto, a seleção norueguesa não disputa uma Copa do Mundo desde 1998, ano em que Martin Odegaard nasceu. Pela Eurocopa, a "crise" é um pouco menor, já que eles não disputam a maior competição europeia entre seleções desde 2000.

Esse hype todo que envolve o jovem Odegaard é explicado por alguns fatos que envolvem a sua curtíssima carreira. O meia-atacante norueguês se tornou o jogador mais jovem na história do futebol a ser convocado e a atuar por sua seleção, aos 15 anos e 237 dias de idade. O menino é destaque na mídia norueguesa desde os 6 anos, quando alguns de seus vídeos se tornaram populares no país. O menino prodígio estreou pelo Stromsgodset aos 15 anos e 117 dias de idade, o mesmo clube pelo qual o seu pai, Hans Erik Odegaard, foi volante e onde atuou em mais de 200 partidas. O primeiro gol no futebol profissional do jogador foi um mês depois de sua estréia, em 16 de maio.

Aliás, o pai de Odegaard revelou em algumas de suas entrevistas que o filho costuma treinar 20 horas por semana desde os 7 anos de idade. Chamado de "novo Messi", Odegaard também é canhoto e pode jogar na ponta também. A sua reputação fora construída através de alguns vídeos de suas atuações pelo modesto Stromsgodset, e pela seleção de base da Noruega, além, claro, de alguns vídeos de infância, como já mencionado antes. O meia ajudou o seu ex-clube a conquistar o seu primeiro título nacional nessa temporada.

Essa não será a primeira vez que o Real Madrid apostará num menino prodígio nesse século. Em 2008, o clube merengue contratou o brasileiro Alípio, que fora revelado numa escolinha do Internacional, em Brasília, e depois fora contratado pelo Rio Ave, clube de empresários portugueses, antes de assinar com o gigante espanhol. Também com 16 anos na época, Alípio era apontado como "o novo Cristiano Ronaldo" e o processo de convencimento para assinar com o jogador foi o mesmo utilizado nesses meses para contratar o Odegaard, que consistiu em levar o jogador para treinar com os profissionais no CT, conhecer de perto os ídolos do clube e etc. Como você pode imaginar, Alípio não vingou. Aliás, o atacante chegou a jogar a Série C do Brasileirão pelo América-RN, em 2011, e hoje defende o Apollon Smyrnis, do Chipre.

Odegaard demonstra ter uma habilidade muito grande e uma visão de jogo espetacular para um garoto de apenas 16 anos de idade. Entretanto, esse hype todo pode ser muito prejudicial à sua carreira, pois muitos clubes estavam envolvidos nessa novela e muitos torcedores ficaram irritados com o leilão do jogador até ele tomar a decisão de ir para o Real Madrid. Apesar de ter custado míseros 3 milhões de euros aos cofres dos merengues, o norueguês vai precisar ter muita cabeça para não se tornar um "novo Alípio", até porque bola ele parece ter. E o Real Madrid também precisa ter muito cuidado na transição do jogador, pois o clube cansou de "fritar" jogadores promissores e depois viu eles brilhando por outras equipes. Veja abaixo alguns lances do menino Odegaard, a nova joia do futebol internacional.



Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

About Me

- Copyright © Trama Futebol Clube -- Traduzido Por: Template Para Blogspot